01 abril 2013

Benefícios do chocolate

Aproveitando que a Páscoa passou e que ganhamos muito CHOCOLATE, vou falar um pouquinho dos benefícios e malefícios que essa delícia nos traz!

Para ser considerado chocolate, o produto deve conter no mínimo 25% de cacau. Chocolates que possuem 70% e 90% de massa de cacau são considerados funcionais, pois irão beneficiar o organismo devido ao alto teor de antioxidantes. Este maravilhoso alimento consumido de maneira correta, cerca de 13 gramas por dia e com no mínimo 70% de massa de cacau, traz benefícios à nossa saúde prevenindo doenças cardiovasculares e o envelhecimento precoce da pele. O chocolate contém substâncias que são muito benéficas ao nosso organismo, saiba quais são:

Manteiga de cacau: obtida das sementes da fruta, é uma gordura vegetal que contém antioxidantes. Esses antioxidantes combatem os radicais livres, responsáveis pelo entupimento das artérias. Além disso, a manteiga de cacau é rica em ácidos graxos saturados e insaturados, que servem para diminuir o colesterol total e os triglicerídeos e aumentar o colesterol bom (HDL).Por ser vegetal, a gordura da manteiga de cacau não contém colesterol e o porcentual de gordura saturada e insaturada em sua constituição está dentro das recomendações estabelecidas pela Associação Americana de Cardiologia (AHA).

Polifenois: são substâncias químicas presentes no chocolate e são antioxidantes e vasodilatadoras, que ajudam na redução da arteriosclerose.

Alcaloides (cafeína e teobromina): são substâncias que estimulam o sistema nervoso, melhoram a concentração e proporcionam energia. Na Inglaterra, médicos usam o chocolate para tratar pacientes com Alzheimer. Segundo o cardiologista Daniel Magnoni, no Brasil o chocolate não é usado para tratar a doença.

Flavonoide: essa substância presente na semente do cacau age como protetor cardiovascular. O flavonoide diminui a incidência e o desenvolvimento da arteriosclerose, endurecimento e espessamento da parede das artérias. Ela funciona como um filtro sangüíneo, que ajuda na redução da formação de placas de gordura e estimula os receptores do fígado na captação do colesterol ruim (LDL), transformando-o em substâncias benéficas para o bom funcionamento do coração.

Observação: O chocolate consumido exageradamente pode causar obesidade, então vamos consumir moderadamente pessoal!!! Uma notícia muito boa para todos: o chocolate não causa espinhas e nem enxaqueca.

Abaixo se encontra a imagem com os diversos tipos de chocolate... lembrando que o chocolate branco não traz benefícios à saúde pois não contém massa de cacau. Espero que tenham gostado!! Beijinhus =)



Nenhum comentário:

Postar um comentário